Conheça o slow food e saboreie cada garfada

É através dos alimentos que obtemos os nutrientes essenciais para a manutenção da vida e a energia necessária para as nossas atividades diárias. Uma alimentação de qualidade é, sem dúvida, prioridade para quem quer manter a saúde. Porém, por boa alimentação deve-se entender não apenas a composição nutricional dos pratos, mas também a forma como são consumidos.

Pensando nisso, surgiu, em 1986, a filosofia do slow food, que estimula o consumo de comidas de qualidade, reconhecendo a importância do prazer por meio da alimentação. Fundado pelo italiano Carlo Petrini, o movimento propõe uma mudança no hábito de comer, de forma que a refeição seja uma ocasião de prazer e alegria.

Assim, apreciar a companhia de pessoas queridas ao redor da mesa, saborear cada garfada, comer de forma consciente e responsável e abandonar o hábito de alimentar-se mecanicamente são alguns cuidados observados por seus seguidores. Para incorporar tais mudanças à sua rotina, os adeptos deste movimento treinam os sentidos, redescobrindo e valorizando o prazer de comer. Aromas, texturas e cores são apreciados, e o momento das refeições volta a ser considerado excelente para se confraternizar, trocar ideias e experiências – algo bem diferente de comer um hambúrguer, em poucos minutos, em um balcão de fast food.

Além disso, quem segue a linha slow food opta pelo preparo de receitas caseiras e usa ingredientes frescos, conscientes de que a refeição é uma excelente oportunidade para consumir nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, os seguidores do slow food escolhem com cuidado aquilo que irão ingerir, buscando produtos regionais, artesanais e produzidos de forma que respeitem o meio ambiente e as pessoas que o produzem. Dessa maneira, assumem uma alimentação saborosa, consciente e responsável, reconhecendo as conexões entre o que põem à mesa e o planeta, e investindo na melhoria da qualidade de vida.

« Voltar



» Fale Conosco

» Receitas - Sugestões do dia

» Produtos - Lançamentos Sadia

» Dicas